sábado, 11 de agosto de 2007

Projetos desenvolvidos: Estudante Ativo




A Ação visa a transformação, a melhoria e o fortalecimento da Escola Pública, deste modo contribuindo para o desenvolvimento local através da educação. O projeto aborda conteúdos específicos de disciplinas que o estudante mais gosta e domina, porcionando a eles um conhecimento mais aprofundado da sua área. Depois ele é conduzido a desenvolver outros projetos interdisciplinares de estudos da localidade, cada projeto versando sobre uma área do conhecimento. o projeto prepara os estudantes para um Ensino Superior, com foco em desenvolvimento local e forma monitores para atuarem em suas próprios escolas. Ainda se preocupa em formar massa crítica para participação política e com a formação de grupos de discussão nas escolas, formando também lideranças escolares.

Projetos desenvolvidos: EJA em Células Cooperativas


O projeto usa a metodologia do Estudo em Células Cooperativas, onde os estudantes se organizam em células por disciplinas, iniciando pelas mais fácieis e depois pelas difíceis, orientados por monitores, estudantes secundaristas e universitários do PRECE. Dessa forma, eles têm se ajudado mutuamente, realizado provas e se escolarizado. Os resultados têm sido animadores. “O estudo em célula é muito bom porque a pessoa aprende mais do que sozinho. Quando eu estudava sozinha eu não aprendia quase nada e muitas vezes eu não passava nas minhas provas e quando passava, era com notas baixas, mas a partir do momento que passei a estudar em grupo tudo mudou, pois aprendi mais e as minhas notas melhoraram e fiz mais provas em pouco tempo, no grupo uns aprendem com os outros.” Antonia Claudiana - Pré-universitária.

Projetos desenvolvidos: Arte e educação no Teatro


Realiza-se a prática da leitura, escrita e adaptação de textos literários bíblicos, fatos históricos em linguagem infanto-juvenil para se utilizar em peças teatrais, realizando vários ensaios destas peças e a produção textual em diferentes gêneros. Os participantes melhoram sua desenvoltura corporal e inibição por meio da interação com público. Trabalha-se também técnicas de relaxamento corporal, vocal e a pantomímica.

Projetos desenvolvidos:Horta Escolar Comunitária

A ação objetiva proporcionar diferentes formas de se atingir resultados educacionais e sociais, por meio de aulas campais de disciplinas afins, no espaço da horta e da ajuda voluntária dos estudantes, na plantação, cuidados e colheita. Realiza-se o cultivo de hortaliças como: cebolinha, coentro, couve e outros tipos de verduras. O projeto prepara adubos orgânicos, pois com isso, nos relacionamos com as questão de saúde, educação ambiental e quanto a reciclagem do lixo. Utiliza-se somente inseticidas naturais para não acarretar problemas de saúde nos consumidores. A irrigação é feita direta do Açude Pereira de Miranda, através de um motor. Objetiva ainda disseminar uma cultura de aproveitamento do potencial local: solo fértil, água abundante e pessoas comprometidas e mobilizadas. O projeto tem como eixo gerador ás dinâmicas comunitárias para o desenvolvimento de comunidades ribeirinhas, a maioria com baixo índice de desenvolvimento social.

Projetos desenvolvidos: Escola de Futebol Infanto-Juvenil


A Escola de Futebol Infanto-Juvenil treina as técnicas do jogo e promove a interação do grupo, proporcionano o preparo físico com alongamentos e aquecimentos e trazendo a saúde do corpo e da mente através do esporte. Realiza torneios comunitários, desenvolvendo o espírito competitivo, de modo educado e saudável e ainda promove encontros de incentivo a participação das crianças e adolescentes em outros projetos educacionais da EPC.

Quais são os nossos resultados?

Ocupação do espaço, antes utilizado por marginais para a relização de atividades educacionais e recreativas - Formação de liderança local comprometida com a Associação Escola - Diminuição da violência entre as crianças e adolescentes - Retorno de crianças jovens e adultos à escola - A sociabilidade de famílias estigmatizadas pela péssima condição social, vícios, deficiência e violência intra-familiar - Integração família\associação escola - A prática de uma nova metodologia educacional através do xadrez e outros jogos - Ensino complementar à escola pública local - realização de diversas atividades educacionais tais como visitas a outras EPCs, torneios de futebol e xadrez, apresentações de teatro, festas para mães, pais, crianças, sessão de filmes para crianças, visita às famílias dos estudantes, etc.

Nossas Perspectivas Futuras



A conclusão das reformas do prédio - A organização de um laboratório de informática - Melhorar os equipamentos da brinquedoteca e biblioteca - Aquisição de acervo de DVDs educativos - Realizar pesquisas comunitárias - Realizar projetos na área das artes (pintura, música, dança) e do artesanato, dentre outras.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Quem compõe o nosso Público?



São crianças, adolescentes, jovens e adultos de todas as idades, assim como os seus familiares extendendo-se a comunidade, todos inseridos nos 6 diferentes projetos que executamos. Realizamos uma série de atividades educacionais, envolvendo o ensino através da metodologia do estudo em células cooperativas do PRECE. No momento atendemos um total de 104 crianças, 37 jovens e 11 adultos.

Quem somos nós?



Os nossos recursos humanos são monitores do ensino secundário e universitários todos vindos do PRECE - Programa de Educação em Células Cooperativas fundado em 1994 pelo professor universitário Manoel Andrade Neto, com o apoio de sua esposa Ana Maria e com a colaboração pioneira de Francisco Antonio, José Noberto, Carlos Roberto, Francisco José, Francisca Raquel, Eudimar e Orismar. Também temos o trabalho voluntário de líderes da comunidade, comprometidos com o seu desenvolvimento.

Como nasceu a Associação Escola?



A Associação Escola da comunidade de São Pedro foi estabelecida no dia 19 de julho de 2004 pelo espírito de empreendedorismo social do educador Manoel Andrade e da educadora Ana Maria Andrade, os quais contaram com o apoio dos estudantes pioneiros do PRECE – Pentecoste para pensar o trabalho educacional inicial. Para que ocorressem as atividades educacionais semanais Manoel Andrade e Ana Maria convidaram a líder comunitária Rosa Araújo, mãe de um estudante precista para contribuir com ensino das crianças, nosso público inicial. Com o crescimento da demanda de crianças e a necessidade de incrementar mais as atividades lúdico-educacionais, a escola contou o apoio da 1a. Igreja Presbiteriana de Fortaleza, através do Rev. Áureo o qual destinou a doação de fogão, geladeira e uma bolsa de 300 reais mensais para Jorge Araújo, educador no trabalho com as crianças. Jorge iniciou o trabalho, usando, principalmente, a pedagogia do xadrez e outros jogos educativos. A área onde a Associação Escola funciona foi cedida pelo DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – na gestão do diretor Pedro Eymar Campos de Mesquita. O prédio se encontrava depredado e sem iluminação para a realização de ações educacionais e recreativas, foi necessária uma reforma completa. Atualmente, a escola está sob a coordenação de Ana Maria Andrade e Maria Marcilene Oliveira, ambas filhas da comunidade e primeiras precistas a ingressarem na universidade. As duas, e um entusiástico grupo de professores e monitores têm feito muitas mudanças educacionais na vida das crianças, adolescentes, jovens e adultos. O prédio se localiza à margem esquerda do açude Pereira de Miranda, na comunidade de São Pedro, no Município de Pentecoste. Incansavelmente, Manoel Andrade Neto, mentor da ação inicial - PRECE, em 1994, na comunidade de Cipó, se responsabilizou pela coordenação do projeto de reforma do prédio. Para uma melhor adequação do espaço aos objetivos educacionais e de segurança, foram feitas duas reformas e a construção de mais um bloco.

Projetos desenvolvidos: Programa de Apio à Infância - PAI



Programa de Apoio a Infância - PAI
Realiza uma série de Atividades como auxiliar às crianças nas tarefas escolares. Proporcionar o prazer e o lúdico por meio da utilização de jogos e brincadeiras com objetivos educacionais. Trabalhar vídeos educativos e filmes do cinema. Conta histórias infantis dialogando sobre a escrita de novas histórias.
Reúne pais e mães para pensar sobre a importância da Associação escola e a educação dos filhos. Realiza visitas aos locais menos conhecidos da comunidade, proporcionando atividades de lazer que tiram a criança e o adolescente dos riscos.